Porque os cães mordem?

03/07/2012 23:57

É comum a gente ouvir os donos se queixando de que seus cachorros são agressivos. Que mordem, inclusive os próprios donos, do nada, de uma hora para outra. Será?
Também é comum ouvir pessoas dizendo que o cachorro Fulano de Tal é assassino. O cachorro Sicrano é mau caráter, e o lulu Beltrano é de uma raça que não presta. Todos deveriam ser exterminados, para o bem da sociedade. Será?

E os donos de Fulano, Sicrano e Beltrano, será que não têm nenhuma responsabilidade nisso tudo? Será? Será?

A verdade é que os casos em que os cachorros são uns loucos perigosos, que realmente mordem do nada, são raros . Não que não existam cachorros loucos e perigosos, mas o comportamento deles não surgiu do nada. A grande maioria recebeu algum tipo de "apoio" para ficar deste jeito. Até porque, se o cão não tem desvio de comportamento de ordem genética (maus cruzamentos), ou se ele não estiver sofrendo de alguma doença neurológica, a agressividade é uma forma de defesa do cão e não de ataque.

Normalmente o cão morde para defender seu território, seu dono, sua fêmea (ou chance de procriar). Morde para se defender de um ataque físico por parte de outros animais, ou até mesmo do próprio dono. Porque sente dor, porque sente a sua posição hierárquica ameaçada, ou porque está com medo.