Blog

Meu Pai é o Bicho! O comportamento dos Pais Animais

10/08/2012 11:30

A natureza é sábia e dá os instintos tanto a mãe quanto ao pai, conheça como os animais cuidam de seus filhotes, de seus filhinhos, o comportamento do bicho pai. Entenda como os pais animais se comportam na natureza, muitas vezes, são exemplos a serem seguidos...

"Os pais somente podem dar bons conselhos e indicar bons caminhos, mas a formação final do caráter de uma pessoa está em suas próprias mãos."

O mundo animal é cheio de surpresas e um grande universo para nos inspirarmos, afinal de contas, tem pai bicho que é muito mais pai do que muita gente pai! Confira o especial Meu Pai é o Bicho!

Avestruz
Os machos vivem em verdadeiros haréns, pois para cada macho há cerca de sete fêmeas. Enquanto elas botam os ovos -em média 50 por estação-, eles se encarregam de chocar. Tomam conta dos filhotes e cuidam da cria até a idade adulta.

Cachorro
O comportamento dos cães em relação aos filhotes depende muito de sua raça e do convívio entre o macho e a fêmea. Os dálmatas, por exemplo, são bons pais na maioria das vezes.

Cisne
Monogâmico, se acasala só com uma fêmea, seja na natureza, seja em cativeiro. O macho ajuda na construção do ninho e protege os ovos e os filhotes quando a fêmea precisa sair. Ensina os primeiros passos até que fiquem completamente independentes.

Leão
Em cada bando, há um macho dominante. Se outro competir com ele e vencer, o novo líder mata os filhotes e cobre todas as fêmeas para garantir que toda a cria do bando seja sua. Defendem o grupo, não necessariamente seus filhotes.

Lobo-guará
Espécie brasileira, que está sendo reproduzida em cativeiro porque corre risco de extinção. Os machos são os responsáveis pela alimentação da fêmea e da prole. Ele vai buscar comida, enquanto a mãe fica com os filhotes.

Orangotango
Os orangotangos machos costumam abandonar as fêmeas logo que elas ficam prenhas. Raramente reconhecem os filhotes. Sobra para as mamães carregar os filhotes por até quatro anos agarrando nos seus pêlos.

Pica-pau
O macho fica vários anos com a mesma fêmea. Constroem o ninho juntos e se revezam na chocagem dos ovos. Os filhotes são muito dependentes dos pais. O macho, além de buscar a comida, tritura o alimento e coloca no bico do pica-pauzinho.

Sagui
Entre os primatas, sem contar o homem, os melhores pais são os saguis. As fêmeas normalmente têm dois filhotes a cada gestação. O macho sempre carrega um dos filhos, enquanto a fêmea carrega o outro. Os bebês só trocam de colo na hora de mamar.

Veado
Cabe à mãe a educação dos bambis. Ela passa o tempo todo lambendo o filhote para impedir que seu cheiro seja captado pelos inimigos. O bambi passa um ano do lado da mãe para seguir seu caminho. O pai não participa.

Tigre
Como a maioria dos felinos, o tigre é um animal de hábitos solitários. O acasalamento ocorre por cinco dias contínuos porque a ovulação na tigresa precisa ser induzida por copulação frequente. A fêmea afasta o macho logo depois do coito.

 

Proteção de mãe

10/08/2012 11:10
ABRIMOS AS PUBLICAÇÕES COM ESSA IMAGEM MARAVILHOSA DESSA MAMÃE, QUE SALVOU OS SEU FILHOTES DE UM INCÊNDIO EM UMA CASA (TEMUCO -CHILE), LEVANDO-OS UM POR UM ATÉ O CARRO DE BOMBEIROS...

Protegendo o seu filho para não ser morto pelo cachorro!

 

Imagine como é grande o amor de um animal, engfrentar fogo, animais ferozes, e tantas outras dificudades para proteger a quem ama tanto!!!

 

Animais Domésticos

08/08/2012 15:21

Quem não gosta de um animal de estimação? Um mascote amigo que lhe faça companhia em todos os momentos… São poucas pessoas que tem aversão a essa idéia. Em geral, nós nos apegamos a esses animais como nossos melhores amigos. Mas, para se ter um animal bonito e saudável devemos ter alguns cuidados especiais para cada espécie.

Para se ter um bicho de estimação é preciso muita responsabilidade do dono, na medida em que muitas são as tarefas para cuidar de seu animalzinho, que é alimentar, limpar, tratar com um veterinário quando preciso, dar banho e manter o seu ambiente sempre limpo e organizado, pois os animais são seres vivos que necessitam da mínima condição de sobrevivência que os seres humanos necessitam. Além destes detalhes, um animal de estimação precisa receber carinho, atenção e de espaço para as suas atividades e necessidades, além de cuidar de sua beleza também.

Todos estes cuidados com os animais domésticos são de extrema importância, pois assim como nós seres humanos, eles são passiveis de emoções e sentimentos. Tanto é verdade, que um dos mais comuns animais de estimação, o cachorro, é denominado como o melhor amigo do homem, pois, além de ter sentimentos e necessitar de carinho e atenção, o cão sabe quando o seu dono necessita de uma companhia, e assim como as pessoas amigas, eles estão prontos para nos dar carinho e atenção.

Quando se cogita a hipótese de adquirir um animal, devemos levar em consideração todas as informações sobre ele, como por exemplo, se ele for um cachorro grande, então necessitará de grandes espaços, se possuir muito pêlos, então deverá ser escovado com maior freqüência, e por aí segue a lista de cuidado de beleza e de saúde para com os animais de estimação.

 

Cachorros

 

CachorrosCão ou cachorro (Canis lupus familiaris) é um mamífero canídeo e talvez o mais antigo animal domesticado pelo ser humano. Há uma grande variedade de (mais de 400) raças caninas, que actualmente são classificadas em diferentes grupos ou categorias.

O cão é um animal social que na maioria das vezes aceita o seu dono como o "chefe da matilha" e possui várias características que o tornam de grande utilidade para o ser humano, possui excelente olfacto e audição, é bom caçador e corredor vigoroso, é actualmente omnívoro, é inteligente, relativamente dócil e obediente ao ser humano, com boa capacidade de aprendizagem. Não se tem conhecimento de uma amizade tão forte e duradoura entre espécies distintas quanto a do humano e a do cão.

 

Gatos

 

Gatos

O gato doméstico (Felis silvestris catus), também conhecido como gato caseiro, gato urbano ou simplesmente gato, é um animal da família dos felídeos, muito popular como animal de estimação.

A primeira associação com os humanos da qual se tem notícia ocorreu há cerca de 9.500 anos, mas a domesticação dessa espécie oriunda do continente africano é muito mais antiga. A sub-família Felinae, que agrupa os gatos domésticos, surgiu há cerca de 12 milhões de anos, expandindo-se a partir da África subsaariana até alcançar as terras do atual Egito.

Existem cerca de 250 subespécies ou raças de gato-doméstico, cujo peso variável classifica a espécie como animal doméstico de pequeno a médio porte. Assim como cães com estas dimensões, vive entre quinze e vinte anos. De personalidade independente, tornou-se um animal de companhia em diversos lares ao redor do mundo, para pessoas dos mais variados estilos de vida. Na cultura humana, figura da mitologia às superstições, passando por personagens de desenhos animados, tiras de jornais, filmes e contos de fadas. Entre suas mais conhecidas representações, estão o gato Tom, Gato Félix, Gato de Botas e Garfield.

 

Pássaros

 

Pássaros

Os Pássaros são bastante numerosos e diversificados, com cerca de 5 400 espécies, o que representa mais metade do total das espécies de aves. Geralmente, os pássaros são aves de pequenas dimensões, canoras, com alimentação baseada em sementes, frutos e pequenos invertebrados.

Algumas características:

  • Pata com quatro dedos ao mesmo nível uns dos outros, três virados para a frente e um para trás;

  • Ausência de membranas interdigitais;

  • Penas: nove a dez remiges primárias, doze rectrizes;

  • Crias nascem indefesas e requerem cuidados parentais durante pelo menos algumas semanas.

 

Hamsters

 

Hamsters

Hamster ou Criceto é uma designação comum a diversos pequenos mamíferos roedores, da sub-família Cricetinae, encontrados na África e Ásia, dotados de grande bolsa facial e de cauda muito curta.

É também o nome vulgar de um roedor nativo da Síria (Mesocricetus auratus), encontrado no mundo todo como animal de estimação ou como cobaia.

Possuindo grandes dentes incisivos que estão em constante crescimento, necessitam estar sempre roendo para evitar que cresçam demais.

O tempo de vida médio dos hamsters é de dois anos, contudo alguns podem viver até três ou quatro anos, dependendo da espécie.

Poucas espécies de hamster são criadas como animais de estimação, mas atualmente o hamster é um dos mais populares animais de estimação em diversos países por ser docil e carinhoso

As principais espécies que são criadas como animais domésticos são o Anão Russo e o Sírio. A primeira espécie apresenta o corpo peludo que traz alergia, e a pelagem de listras pretas e brancas. O Sírio tem corpo alongado e a pelagem de cores variadas, branco, preto ou amarelo (marrom claro).

 

Chinchilas

 

Chinchila é o nome genérico dos mamíferos roedores da família Chinchillidae, nativa dos Andes da América do Sul. A pelagem da chinchila é cerca de 30 vezes mais suave que o cabelo humano e muito densa, com 20,000 pêlos por centímetro quadrado. Esta densidade capilar impede, por exemplo, que estes animais sejam infestados por pulgas que não conseguem sobreviver na sua pelagem. Por isto, o seu pêlo não pode ser molhado. Elas próprias tomam banho, de areia.

Sâo animais muito activos e precisam de fazer exercício regularmente. Como também gostam de explorar, observar e ouvir sons, deve ser solta, em casa ou num sítio fechado.

Também são muito sociáveis e por isso não devem ter uma vida solitária.

As chinchilas foram descobertas no século XVI e desde logo caçadas por causa da pele. No início do século XX eram já bastante raras e em 1923 o biólogo Mathias Chapman trouxe os últimos 11 exemplares para os EUA. A descendência destes casais salvou a chinchila da extinção e desde os anos 60 que é um animal de estimação relativamente popular.

 

 

Peixes

 

Peixe domésticoOs peixes ornamentais devem ser encarados no mesmo nível de cães e gatos domésticos. Os peixes domésticos se adaptam facilmente ao barulho da residência, porém o som dentro da água tem uma propagação um pouco diferente dos nossos ouvidos.

 

 

Furões

 

Furões

O furão é um mamífero carnívoro da família dos Mustelídeos. Existem diversas espécies de mustelídeos, sendo a mais conhecida o furão-doméstico (Mustela putorius furo), utilizado como animal de estimação em vários países do mundo. O termo é geralmente utilizado como referência ao furão-doméstico, descendente da "doninha-europeia" ou da "doninha-das-estepes", mas também a duas espécies de mustelídeos americanos que ocorrem do México à Argentina, conhecidas como furão-grande (Galictis vittata) e furão-pequeno (Galictis cuja).

Ao contrário do que algumas crenças populares indicam, os furões não são roedores e pertencem à família das doninhas, na qual se incluem os texugos e as lontras.

Dotados de energia, curiosidade e potencial para o caos durante toda a vida, vigiam constantemente o ambiente que os rodeia, sendo tão chegados às pessoas quanto os gatos (desde que, a exemplo destes, o dono saiba criar e cativar os bichinhos), entregando-se activamente às brincadeiras com seus donos.

Nos Estados Unidos é considerado o terceiro animal de estimação, posicionado depois do cachorro (primeiro) e do gato (segundo).

Actualmente, o furão é considerado por alguns como um animal perigoso para as crianças, mas a proporcionalidade de problemas relatados é menor do que as ocorrências problemáticas com cães ou gatos.

A expectativa de vida pode ser muito variável, mas é habitual centrar a esperança média de vida entre os três e os seis anos, embora em raros casos possam chegar até aos treze anos.

 

Coelhos

 

Caracterizam-se pela cauda curta e as orelhas e patas compridas. A maior parte de suas espécies costuma abrir galerias subterrâneas, onde diversas gerações se sucedem nos ninhos. Seu corpo também é sempre menor que o das lebres. Lojas de animais tem coelhos domesticados, prontos para serem criados como animais de estimação.

A pelagem do coelho domesticado pode ser preta, castanha, cinza, branca. ou apresentar combinações dessas cores. O coelho doméstico é da mesma espécie do coelho selvagem Europeu, que depois de ser domesticado foi espalhado por todo o mundo. Na Austrália, em especial, esta "universalidade" dos coelhos e sua alta capacidade de reprodução transformaram-no uma praga.

 

 

Outros animais domésticos

Ainda existem outras espécies de animais que podem ser criados em casa, mas não foram citados acima. Veja:

  • Porco da Índia (Cobaia ou Cávia)

  • Gerbil (Esquilo-da-Mongólia)

  • Esquilo

  • Rato (Twister ou Mecol)

  • Camundongo (Topolino)

  • Cavalo

  • Cágados

  • Tartarugas (Tigre Dágua, Tartaruga-de-Orelhas-Vermelhas, etc...)

  • Jabutis (Jabutinga, Jabutipiranga)

  • Lagartos (Teiú, Iguana, Gecko, etc...)

  • Cobras (Jibóia, Cobra do Milho, etc...)

  • Tarântulas (Caranguejeiras)

  • Tenébrio (Bicho-da-Farinha)

Moluscos

08/08/2012 11:10

Ao passear na areias de uma praia, muitas pessoas gostam de admirar e pegar conchinhas trazidas pelas ondas. Essas conchinhas são de diversos tamanhos, formas e cores. Muitas vezes, se tornam bijuterias, pequenos enfeites, ou até mesmo elementos de uma coleção.

Os moluscos têm uma composição frágil, são animais de corpo mole, mas a maioria deles possui uma concha que protege o corpo. Nesse grupo, encontramos o caracol, o marisco e a ostra. Há também os que apresentam a concha interna e reduzida, como a lula, e os que não têm concha, como o polvo e a lesma, entre outros exemplos.


A concha da ostra protege de predadores, da dissecação etc.

 

A concha é importante para proteger esses animais e evitar a perda de água. Ela é produzida por glândulas localizadas sob a pele, uma região chamada de manto.

Ela não é uma parte viva do corpo do molusco; conforme o animal aumenta de tamanho, novo material é acrescentado à concha, que pode variar de forma e tamanho e ser formada por uma ou mais peças.

 

Onde vivem os moluscos

Você pode encontrar moluscos no mar, na água doce e na terra. Por exemplo: o caramujo e a lesma ficam em canteiros de  horta, jardim, enfim, onde houver vegetação e a terra estiver bem úmida, após uma boa chuva; ficam também sobre plantas aquáticas em lagos, beira de rios etc. O grande caramujo marinho vive se arrastando nas rochas ou areias no fundo do mar. Já as ostras e o marisco fixam-se nas rochas no litoral, enquanto a lula e polvo nadam livremente nas águas marinhas.

No tempo em que ainda não havia vida no ambiente terrestre, os moluscos - com a sua concha protetora - já habitavam os mares. O caramujo do mar é uma das espécies que têm 500 milhões de anos de história. Portanto ele já existia há alguns milhões de anos antes dos peixes surgirem no mar. Fósseis revelam que esses seres, atualmente pequenos, foram, no passado, bem maiores, pois há concha fóssil de 2,5 metros.

 

O corpo dos moluscos

Como já vimos, os moluscos têm corpo mole. A sua pele produz uma secreção viscosa, também conhecida por muco, que facilita principalmente a sua locomoção sobre troncos de árvores e pedras ásperas, sem machucar o corpo.

O corpo desse tipo de animal é composto por: cabeça, pés e massa visceral. A massa visceral fica dentro da concha e compreende os sistemas digestório e reprodutor.

 

 

 

Classificação dos moluscos

A forma e o tipo da concha são alguns dos critérios usados na classificação dos moluscos. Atualmente, esses animais estão divididos em três classes: os gastrópodes, os bivalves e os cefalópodes.

O que é um louva-DEUS?

06/08/2012 09:21

Este é um inseto de distribuição muito comum; pode ser encontrado nos jardins da maioria das casas, principalmente na periferia das cidades, nos campos e matas.

O seu nome vem da posição regular de repouso - a parte anterior do corpo levantada e os membros anteriores unidos, como que rezando (para Deus).

Seu corpo, de formas muito esquisitas, é a adaptado para permanecer camuflado confundindo-se com a vegetação (mimetismo) onde normalmente vive (o corpo fino, esverdeado, alongado e imóvel confunde-se com ramos de qualquer planta e as asas com as folhas).

Normalmente, alimenta-se de pequenos insetos (moscas, abelhas, gafanhotos, cigarras, etc.) que captura com suas patas dianteiras longas e que funcionam como uma eficiente pinça cheia de espinhos, que executa apreensões extremamente rápidas, que trazem a caça diretamente para a sua forte mandíbula.

Este inseto original tem cinco olhos ! Dois deles (olhos compostos) situados em pontos convencionais são capazes de acompanhar os movimentos de todo o que se mexe em seu redor. Os outros três, localizados na região da testa, existem para detectar variações de luminosidade e são importantes pois seus hábitos de vida são estreitamente ligados com a percepção da incidência de luz local a cada momento.

Quando dois machos encontram-se, e caso um deles não se retire rapidamente em fuga, acontece uma luta fatal para um deles. Esta pugna começa com os contendores na posição de guarda dos boxeadores. O vencedor mata e se alimenta do vencido e, de barriga cheia, dorme um bom sono em posição de reza.

Um fato incrível - no acasalamento, o macho serve de alimento para "sua amada". A fêmea agarra seu companheiro ("ex-companheiro") pelo pescoço, arranca e come sua cabeça - neste momento, podemos entender que ele literalmente "perdeu a cabeça por ela". Curiosamente, o "resto" do corpo do macho continua atuando para terminar a fecundação da fêmea - uma incrível realidade !! Terminadas as "núpcias", a fêmea esconde-se entre as folhas e vai "rezar".
Vamos tentar entender as implicações deste fato na biologia deste bichinho - em verdade, esta atitude da fêmea promove uma "adaptação" da espécie ao ambiente. Uma vez alimentada pelo corpo de seu parceiro ela permanece escondida (está nutrida até quase o momento da postura dos ovos) na vegetação evitando ser facilmente encontrada e devorada por pássaros, seus inimigos naturais. Mais - tudo indica que ao devorar a cabeça do macho, a atuação dos centros nervosos secundários abdominais restantes no parceiro fazem a fecundação ocorrer de forma muito mais efetiva (maior quantidade de sêmen é transferida para o corpo da fêmea) - pelos filhos, TUDO !.

No momento da postura, a fêmea deposita os ovos em uma ovoteca (recipiente que contém e protege os ovos) feita com várias camadas de espuma protetora expelida pela cuidadosa mamãe para manter os ovos fixados no galho de uma planta.

Cada um dos filhotes tem sua primeira fase de desenvolvimento no interior de um abrigo vermiforme. Saem de lá já com a forma de diminutos louva-a-deus.

Neste momento, muitos deles são devorados por seus predadores naturais: as formigas.

Em relação ao ecossistema do qual participa, este inseto compõe uma rede alimentar formada de centenas de alternativas de condução da energia que nele flui e assim a sua sobrevivência é importantíssima para todo um sistema de VIDA.

Os índios (tupis) chamam este curioso bicho de "emboici" - "mãe de cobra". A razão é a seguinte - no interior do abdome dos louva-a-deus, freqüentemente, está presente um verme fino e comprido (um seu parasita natural). Os índios acreditam que este verme é um filhote que, depois de nascer e crescer, transforma-se em cobra comum.

Coisas que podemos aprender entendendo melhor a vida deste inseto:
· a forma original e eficaz de caçar os insetos (sobre os sensores, os dispositivos de apreensão e a forma de utilização dos apêndices).

· a forma de se camuflar para poder sobreviver ao ataque de inimigos.

· o inusitado canibalismo que ajuda a preservar as fêmeas fecundadas do ataque de predadores.

· que a Natureza é complexa e que as soluções que ela encontra para sustentar a Vida são incríveis e apropriadamente eficientes adotando o enfoque do "viva e deixe viver - que é muito melhor para tudo e todos".

· que os louva-a-deus machos estão fadados a "perder a cabeça" por uma linda namorada ........

 

Curiosidade animal - Você Sabia?

02/08/2012 16:59

# A formiga consegue levantar 50 vezes o seu peso, puxar 30 vezes o seu peso e sempre cai para o lado direito quando intoxicada.

# A maneira mais fácil de diferenciar um animal carnívoro de um herbívoro é olhando nos seus olhos. Os carnívoros (como gato, cachorro, etc.), possuem os olhos na parte da frente da cabeça, o que facilita a localização do alimento. Já os herbívoros (aves, coelhos) possuem os olhos do lado da cabeça para perceber a aproximação de um possível predador.

# A pulga consegue pular a uma distância correspondente a 350 vezes o comprimento do seu corpo. É como se um ser humano pulasse a distância de um campo de futebol..6

# O material mais resistente criado pela natureza é a teia de aranha.

# O paladar das borboletas está nos pés.

# Os elefantes são os únicos animais que não conseguem pular.

# Apenas os canários machos cantam.

# A língua de um tamanduá mede até 50 cm.

# Uma abelha carrega um peso equivalente a trezentas vezes o seu.

# Os peixes bebem água.

# Os avestruzes põem as cabeças na areia para procurar água.

# Formigas se espreguiçam pela manhã quando acordam.

 

Plantas Carnívoras

01/08/2012 14:41

Quando falamos em planta carnívora imaginamos aquelas plantas enormes de filme e que comem pessoas, mas não é nada disso.

As plantas carnívoras são conhecidas por se alimentarem através da captura de insetos e não de carne como muitas pessoas acreditam, o nome carnívora foi dado devido ao fato dela ser diferente de todas as outras plantas, se alimentando de seres vivos, mas são totalmente inofensivas para os seres humanos.

Elas são originárias do sudeste de Ásia, América e Austrália.

E extraem compostos de nitrogênio dos animais capturados para seu sustento próprio.

Existem cerca de 500 espécies de plantas carnívoras, mas apenas um tipo delas, que pode ser encontrada na Indonésia, pode ser realmente considerada uma planta carnívora, pois ela se alimenta de pássaros pequenos, sapos, lagartos e outros animais de pequeno porte.

O perfume de algumas plantas carnívoras é um dos principais meios delas atraírem os insetos.

Eles são atraídos pelo aroma e quando percebem já estão presos numa espécie de gosma que elas possuem.

Outras já atraem os insetos através do brilho dessa gosma e algumas espécies abrem e fecham prendendo os insetos em seu interior.

Depois de capturados elas envolvem o inseto com suas substâncias e retiram dele os nutrientes que não podem ser encontrados no solo, e que são necessários para sua sobrevivência.

Quer cultivar uma planta carnívora em casa?

Para quem quer ter uma planta carnívora em casa, poderá encontrá-las em floriculturas da sua cidade ou em diversas floriculturas online, você pode comprar a semente ou a planta já crescida e os preços variam de acordo com cada espécie.

Se for comprar em supermercados, procure comprar no dia em que elas são colocadas nas prateleiras, pois os funcionários não costumam dar a assistência necessária que esse tipo de planta precisa, como água, luminosidade, etc.

Saiba que elas são muito bonitas e você poderá cultivá-la sem medo.

As plantas carnívoras despertam a admiração de muitos amantes da natureza e a curiosidade dos cientistas.

São plantas que buscam os nutrientes para sua sobrevivência não na terra, mas em animais.

Algumas são tão grandes e assustadoras que conseguem ‘comer’ até pássaros de pequeno porte ou roedores.

Sim! Acredite! Mas a maioria delas alimenta-se exclusivamente de insetos.

Elas têm sistemas altamente desenvolvidos para capturar as presas, evitar a entrada de elementos não desejados como água da chuva, por exemplo, e para digerir suas presas.

Origem dos cavalos domésticos

01/08/2012 11:23

Há cerca de seis mil anos atrás a Península Ibérica abrigou cavalos selvagens refugiados. Isso foi extremamente importante para que os animais fossem domesticados posteriormente.

 


A Península Ibérica foi de extrema importância para a evolução desses animais. O local serviu de refúgio para os cavalos. Nesse período, em que a maior parte da Europa estava coberta por vegetação densa, a Península Ibérica e a Ásia Central tinham pouca vegetação.

Depois de a natureza por si mesma garantir a sobrevivência dos cavalos, a domesticação do animal foi fundamental para o desenvolvimento da humanidade. Depois que os animais foram dominados, eles proporcionaram enormes vantagens em viagens de longa distância, na agricultura, nas guerras e no comércio.

Pesquisadores ainda estudam como teria sido a forma exata de captura e domesticação dos animais que, até então, eram selvagens.

É extremamente natural o processo de domesticação de um animal, visto que o ser humano é o mamífero é mais desenvolvido e por isso acaba exercendo domínio sobre todas outras espécies.

 

 

Porque DEUS criou os animais?

04/07/2012 00:26
Quando Deus criou os animais, ele viu que isso era bom.
" E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.(Genesis 1 vers.21)"
Ele os criou para que o homem tivesse domínio sobre todos eles.
"E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.(Genesis 1 vers.28)"
E disse ainda que os homens deveriam cuidar de seus animais: " O justo tem consideração pela vida dos seus animais, mas as afeições dos ímpios são cruéis. (Provérbios 12:10)"
 
Infelizmente no mundo de hoje o que mais vemos é falta de amor em relação aos nossos semelhantes, sendo os animais aqueles que mais sofrem por não saber falar e pedir socorro nos momentos de maus tratos.
 
O caso da elefanta que sofreu maus tratos ao ser espancada por seu tratador em um circo na Grã-Bretanha demonstra cada vez mais a falta de amor do ser humano para com os animais os quais deveriam ser amados e cuidados pela especie que se diz superior.
Covardemente o funcionário Bobby Roberts Super Circus aparece nas imagens chutando a elefanta asiática Anne, de 57 anos onde bate no animal repetidas vezes com uma corrente, um porrete e um ancinho.Revoltante!
 
Quando o ser humano vai tomar consciência de que foi criado não para fazer maldade mas, para fazer o bem ao próximo, sendo este próximo ou não de sua espécie?
Os homens e os animais deveriam viver em harmonia, e no príncipio da humanidade esta relação era direta.
Mas, essa relação foi se desgastando devido o desenvolvimento do pensamento humano que trouxe cada vez mais ao mundo o pecado de querer se aproveitar da natureza de forma desigual, destruindo assim a harmonia e a paz no mundo animal.

Porque os cães mordem?

03/07/2012 23:57

É comum a gente ouvir os donos se queixando de que seus cachorros são agressivos. Que mordem, inclusive os próprios donos, do nada, de uma hora para outra. Será?
Também é comum ouvir pessoas dizendo que o cachorro Fulano de Tal é assassino. O cachorro Sicrano é mau caráter, e o lulu Beltrano é de uma raça que não presta. Todos deveriam ser exterminados, para o bem da sociedade. Será?

E os donos de Fulano, Sicrano e Beltrano, será que não têm nenhuma responsabilidade nisso tudo? Será? Será?

A verdade é que os casos em que os cachorros são uns loucos perigosos, que realmente mordem do nada, são raros . Não que não existam cachorros loucos e perigosos, mas o comportamento deles não surgiu do nada. A grande maioria recebeu algum tipo de "apoio" para ficar deste jeito. Até porque, se o cão não tem desvio de comportamento de ordem genética (maus cruzamentos), ou se ele não estiver sofrendo de alguma doença neurológica, a agressividade é uma forma de defesa do cão e não de ataque.

Normalmente o cão morde para defender seu território, seu dono, sua fêmea (ou chance de procriar). Morde para se defender de um ataque físico por parte de outros animais, ou até mesmo do próprio dono. Porque sente dor, porque sente a sua posição hierárquica ameaçada, ou porque está com medo.

Palavras-chave